Trabalhar com vendas de trufas e bombons pode sim ser uma excelente maneira de conseguir uma renda extra no final do mês, principalmente se você gosta de trabalhar na cozinha.

Afinal, quem não gosta de chocolate?

Hoje, com a crise, vender trufas tem sido uma opção praticamente necessária para muitas pessoas. O importante é começar e continuar!

Muitas pessoas, depois de um curto período vendendo trufas, largaram o emprego e resolveram investir apenas nessa atividade, tendo uma renda maior e um horário de trabalho mais flexível. Já imaginou isso? Dá sim pra ganhar muito dinheiro apenas fazendo trufas e bombons para vender.

Isso porque, no geral, são produtos simples e que podem ser feitos sem grande dificuldade, já que existem algumas receitas básicas de trufas que são bastante fáceis de preparar.

Além disso, traz uma série de outras vantagens. São rápidas de vender, muitas pessoas pedem encomenda e compram em grande quantidade e, além disso, você pode criar um nome e montar o seu próprio negócio posteriormente.

E é um mercado que só cresce! O consumo de chocolate tem aumentado bastante no país, e as pessoas buscam cada vez mais por produtos artesanais, que não sejam tão industrializados.

Neste artigo, vamos ensinar algumas dicas de como fazer trufas para vender e passar algumas receitas e técnicas importantes.

Como Fazer Trufa para Vender

1. Aprenda a Receita Básica

Vamos mostrar aqui uma receita de trufa básica e também algumas dicas de manuseio com o chocolate para que você possa se inspirar:

Trufa Tradicional de Chocolate

  • 400g de chocolate ao leite
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 20 ml de rum
  • 100g de chocolate em pó para polvilhar

Modo de Fazer, Passo a Passo:

  1. Pique o chocolate e leve ao micro-ondas, mexendo de 30 em 30 segundos, até derreter por completo
  2. Acrescente o creme de leite e o rum e misture muito bem, até ficar homogêneo
  3. Passe o filme plástico sobre a massa e leve à geladeira por 4 horas ou até que tenha consistência para enrolar
  4. Enrole as trufas em bolinhas, passe no chocolate em pó e coloque em forminhas. Está pronto!

trufa trad

 

2. Aproveite as Dicas e Técnicas ao Fazer sua Trufa para Vender

Essa receita básica receita bastante fácil e muito utilizada. É o modelo mais tradicional de trufa, e pode também ser banhada no chocolate depois para compor melhor o doce.

Existem receitas mais elaboradas que essa, como por exemplo bombons trufados, sabores diferentes de trufas e também as que entram na modalidade de doces finos.

No entanto, nesses casos, é importante frisar que deve-se ter bastante atenção ao uso do chocolate, por ser um ingrediente essencial para uma boa trufa e também por precisar de alguns cuidados especiais, dependendo da forma como é usado.

Se o chocolate for nobre – ou seja, não é fracionado e nem hidrogenado, será necessário aplicar um choque térmico nele antes de usá-lo nas preparações. Esse processo também é chamado de temperagem.

Pois é, existem diferentes tipos de chocolates. Vale a pena conhecê-los e prestar atenção na hora da compra.

O choque térmico, ou temperagem, nada mais é do que “esfriar” o chocolate após ele ter sido derretido em banho-maria ou no micro-ondas.

Esse processo é necessário pois, no processo de derretimento, os componentes do chocolate se descolam um do outro, fazendo com que a massa não fique uniforme. Se ele for utilizado mesmo assim, pode ficar quebradiço, esbranquiçado ou simplesmente derreter e perder a forma depois de pronto.

Portanto, o choque térmico é bastante importante. Existem três maneiras de fazê-lo:

  • Dar o choque térmico espalhando-o e mexendo sobre uma pedra de mármore, até que esfrie
  • Colocar a tigela no qual ele está sobre um “banho-maria invertido”, que seria uma tigela com água gelada (nunca gelo)
  • Dividi-lo em 3 partes, derretendo apenas duas. Quando estiver derretido, adicionar a terceira parte bem picadinha e mexer até que ela derreta e se incorpore.

O ponto para saber se o chocolate já está bom é quando você colocar um pouquinho do chocolate sob o lábio inferior e senti-lo frio. Se você tiver um termômetro, use a temperatura de 28ºC.

Depois de feito esse processo, o chocolate já está pronto para ser utilizado.

No começo, fazer tudo isso dá bastante trabalho, mas com o tempo e um pouco de prática, se tornam processos naturais e que passam a ser feitos de maneira rápida e eficiente.

 

3. Utilize Ideias de Recheios para Vender Trufas e Bombons

Não dá para ficar só na trufa tradicional, né? Para que seus clientes comprem sempre e façam encomendas, é importante ter opções para diversificar sempre. Boas opções de recheio são:

  • Mousse de Maracujá
  • Morango com Beijinho
  • Coco
  • Brigadeiro
  • Recheios trufados (que levam chocolate e creme de leite na composição)
  • Paçoca

Esses são alguns exemplos de recheios que você poderá utilizar nas suas trufas para vender. São muito populares e conhecidos, e por isso fazem grande sucesso.

trufas recheadas

 

4. Como Vender Trufas e Bombons

Para vender, você pode procurar lugares movimentados e que tenham um bom fluxo de pessoas circulando.

Mas fique atento: Trufas e bombons são muito delicados, e é importante que você se preocupe em ter uma embalagem térmica que seja boa o suficiente para aguentar um pouco de calor. Muita gente prefere o horário da noite para vender os doces exatamente por ser mais fresco, e assim conseguir vender por mais horas.

As trufas não devem enfrentar uma temperatura superior a 22º. Acima disso, podem derreter .

Evite vender os doces em praias ou estádios, que são lugares geralmente quentes e nos quais as pessoas não buscam chocolates.

Ao invés disso, invista em portas de escolas, igrejas, praças centrais, pontos de ônibus de grande fluxo, grandes empresas, entre outros.

Também podem ser feitas parcerias com supermercados, salões de beleza, lanchonetes e quaisquer outros lugares que topem vender suas trufas e bombons em troca de uma pequena comissão. Esse é um ótimo método, pois é um ponto fixo de venda e, se bem feito, poderá também gerar futuros clientes.

Uma boa dica é criar sua própria marca e nela colocar uma forma de contato, pode ser até por Whatsapp. Dessa forma, você abre um canal importante para que seus clientes possam alcançá-lo sempre que quiserem seus produtos e até mesmo para receber encomendas.

trufas fileira

 

5. Aproveite as Datas Comemorativas

Datas como a páscoa, dia das mães, natal, dia dos namorados, são extremamente importantes para potencializar seu negócio.

Falando apenas da páscoa, sabia que o lucro sobre os ovos de páscoa é superior a 200% e, mais importante que isso: As pessoas estão dispostas a pagar por ovos de páscoa nesse período.

Além disso, nas demais datas, você pode aproveitar para vender lindas caixas decoradas com trufas, bombons e outros produtos de chocolate.

Essa é uma excelente forma de ganhar ainda mais dinheiro com seus chocolates e atender seus clientes ainda melhor!

ovo de colher

 

6. Invista na Formalização do Seu Negócio de Vendas de Trufas e Bombons

Assim que você tiver um faturamento estável, formalizar o seu negócio pode ser um excelente próximo passo. Isso fará com que você se profissionalize e também passará mais confiança aos seus clientes.

Você pode começar com um MEI, cujos custos são bem baixos e permite um faturamento até R$ 60 mil ao ano – o CNPJ pode, inclusive, ser aberto diretamente pela internet. Não demora muito mais que alguns minutos.

Caso seu faturamento seja superior a isso, existem outras modalidades nas quais é possível se encaixar e manter o custo baixo. No entanto, a partir desse momento, recomendamos também a presença de um bom contador para que a sua operação se profissionalize sem maiores problemas.

 

E aí, gostou do artigo?

Não deixe de comentar aqui embaixo e nos dar sua opinião!